Pra que tanta pressa??

Recentemente  lido com diversos clientes, dos mais variados segmentos, e com diversos tipos de projetos e tenho percebido que, na maioria dos casos, eles todos tem um ponto em comum, a pressa em publicá-los.

Hoje em dia, estou em um cargo que me permite enxergar os cenários de dois papeis envolvidos no projeto, Gerente ( representante do cliente ) e equipe técnica ( programadores, designer,etc ), e venho percebendo que em todo o projeto, a equipe técnica fica com a sensação de que poderia ter feito melhor e não o faz porque o tão sagrado prazo fornecido pelo gerente tem que ser respeitado. Óbvio que eu concordo que os prazos devem ser cumpridos e mantidos, afinal, combinado é combinado, mas em contrapartida, acho que falta um pouco mais de “emoção” e menos razão nessa história.

Explico:

Quando digo mais emoção, me refiro a permitir que as pessoas sigam seus instintos e não façam apenas o que é lhe passado, que tenham comprometimento e imaginem o projeto como algo SEU, que o sucesso dessa idéia tambem irá refletir o seu empenho.

Já quando me refiro a menos razão, não quero dizer que devemos ignorar as especificações e necessidades do cliente para seguir nossos impulsos, mas sim, não ser tão rigidos e não bloquear a criatividade dos envolvidos devido ao sagrado prazo de entrega.

Tenho participado de alguns projetos, que já começam atrasados.Sinceramente, isso até pode ser a verdade, porém é um absurdo querer fazer isso se tornar algo certo e virar um “débito” da area técnica.

Imagina a cena, você está fazendo seu trabalho, e então, repentinamente, alguem chega com uma tarefa, já te dizendo que você está atrasado, pois a negociação já havia sido feita a algum tempo. Percebeu? Tem algo errado ai..

O problema é que isso não ocorre de agora, já me deparei com essas cenas há anos atras e infelizmente elas continuam a se repetir.

A questão é, os avanços da tecnologia não foram conquistados atraves do que vemos no mercado, mais do mesmo, mas sim, momentos de criatividade e inovação. Agora…fica dificil inovar com tanta pressão..e eu como profissional de tecnologia..que me interesso por novidades..pergunto…Pra que tanta pressa??

Um comentário sobre “Pra que tanta pressa??

  1. O problema é de quem assumiu o prazo. O desenvolvedor deve focar em 100% de qualidade independente do prazo. Afinal é responsabilidade dele ajudar a manter a qualidade da empresa e principalmente manter sua reputação pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s